Oa 4 tipos de solo e suas características

O termo solo refere-se à  camada superior da crosta terrestre, na qual as plantas crescem. Em geral, ele consiste em rochas com penas, matéria orgânica, espaços de ar e água. As descrições geralmente identificam as características relevantes das suas camadas horizontais (geralmente) em termos da sua importância para as características do solo e para o crescimento das culturas, geralmente a uma profundidade de 1,2 m.

Abaixo estão quais são eles e suas principais características.

tipos de solo

Os 4 tipos de solos

Solo Arenoso

O primeiro tipo de solo é areia. Consiste em pequenas partículas de rocha desgastada. Os solos arenosos são um dos tipos mais pobres de solo para o cultivo de plantas porque tem nutrientes muito baixos e pobres na retenção de água, o que torna difícil para as raízes da planta para absorver a água. Este tipo de solo é muito bom para o sistema de drenagem. O solo arenoso é normalmente formado pela decomposição ou fragmentação de rochas como granito, calcário e quartzo.

Solo Sedoso

O lodo, que é conhecido por ter partículas muito menores em comparação com o solo arenoso e é composto de rocha e outras partículas minerais que são menores do que a areia e maiores do que a argila. É a qualidade lisa e bastante fina do solo que mantém a água melhor do que a areia. O lodo é facilmente transportado por correntes móveis e é encontrado principalmente perto do rio, lago e outras massas de água. O solo cortado é mais fértil em comparação com os outros três tipos de solo. Portanto, também é usado em práticas agrícolas para melhorar a fertilidade do solo.

Terra Argilosa

Argila é a menor partícula entre os outros dois tipos de solo. As partículas neste solo estão bem embaladas umas com as outras, com muito pouco ou nenhum espaço aéreo. Este solo tem qualidades de armazenamento de água muito boas e tornando difícil a umidade e o ar para penetrar nele. É muito pegajoso ao toque quando molhado, mas suave quando seco. A argila é o tipo de solo mais denso e mais pesado que não drena bem ou proporciona espaço para as raízes das plantas florescerem.

Solo Argiloso

É uma combinação de areia, lodo e argila de tal forma que as propriedades benéficas de cada um está incluído. Por exemplo, ele tem a capacidade de reter umidade e nutrientes, portanto, é mais adequado para a agricultura. Este solo é também referido como um solo agrícola, uma vez que inclui um equilíbrio de todos os três tipos de materiais do solo sendo arenoso, argila e lodo e acontece que também tem húmus. Além destes, ele também tem níveis mais elevados de cálcio e pH por causa de suas origens inorgânicas.